Deixe-nos ajudá-lo a entrar no maravilhoso mundo da eletrônica!

Painéis PanelTech

PanelTech tem como Diretor o Rodrigo, médico veterinário.

a.     PanelTech projeta, constrói e dá consultoria em equipamentos e sistemas elétricos e eletrônicos que precisem de controle, automação e proteção.

b.     Basicamente, a PanelTech fabrica painéis eletro/eletrônicos, para controle, automação e segurança de equipamentos e sistemas de pequena potência.

c.     Estes painéis de controle podem ser usados nas seguintes áreas:

– Hidroponia (controle de temperatura, umidade, iluminação, etc.)

– Clinicas e consultórios médicos e odontológicos (equipamentos médicos, sistemas de informática, etc.)

– Pequenas indústrias e empresas (máquinas, processos, equipamentos, sistemas de informática, etc.)

– CPDs de pequeno porte (equipamentos de informática, controle de temperatura, etc.)

– Granjas e criadouros de aves e pequenos animais (temperatura, umidade, iluminação, ventilação, etc.)

– Automação residencial (controle de equipamentos de cozinha, home theater, hobby, informática, etc.)

– Aquarismo marinho e de água doce (controle de temperatura, iluminação, pH, salinidade, etc.)

– Hobby (radioamadorismo, ferromodelismo, marcenaria, impressoras 3D, CNC de pequeno porte, oficina caseira, etc.)

            Podemos ajudá-lo? Entre em contato conosco que certamente teremos uma solução para seu problema!!

O que é um Painel de Controle da PanelTech ?

1. Gambiarras…

Quando temos muitos aparelhos elétricos e eletrônicos para ligar na rede elétrica, dispomos de tomadas que permitem a conexão desses aparelhos à rede de energia elétrica.

Muitas vezes vários desses aparelhos elétricos e eletrônicos estão aglomerados num só lugar, como numa bancada de um laboratório de analises, numa mesa de serviços de um posto de assistência técnica, em uma linha de produção de uma indústria, numa estação de trabalho de computadores e mesmo numa residência, como é o caso de uma estante onde são interligados vários aparelhos eletrônicos que constituem o “Home Theater”.

Quando vários aparelhos elétricos estão interconectados e relativamente próximos, é preciso que cada um deles tenha sua própria tomada de 127V ou 220V, conforme o caso. Essa seria a situação ideal. Só que essa situação é quase impossível de ser encontrada e ai surgem os famosos “filtros de linha”, “benjamins” e “adaptadores”. Dificilmente, seja qualquer o ambiente, pensa-se em arrebentar a parede e embutir tomadas e fiação extra, para evitar as famosas “gambiarras”!

As fotos da figura 1 mostram algumas gambiarras comuns que podem gerar grandes problemas.

Figura 1 – Gambiarras feitas para se ligar muitos aparelhos eletroeletrônicos numa só tomada. Parecem conhecidas?

Agora, veja também que tipos de gambiarras na rede externa de energia elétrica podem ser encontradas nas fotos da figura 2. Se esse for o caso no poste onde sai a alimentação para energia elétrica de sua casa, já passou da hora de pedir uma “visitinha” da concessionaria de energia elétrica!

Figura 2 – Gambiarras e gatos feitos nas redes de energia elétrica externa.

2. Soluções…

2.1 Uma solução simples.

Uma ótima solução para seu problema de conexão de vários equipamentos eletroeletrônicos, com controle total e proteção total está no uso de um dos tipos de Painel de Controle da PanelTech! Essa solução pode ser uma régua de tomadas construída corretamente, um painel de controle simples, com proteção dos equipamentos, um painel complexo com automação como controladores digitais de temperatura, timer digital para programação de eventos ou uma unidade combinada portátil para uso em construção civil, indústrias, etc.

O que o Painel de Controle da PanelTech faz é concentrar todos cabos de força (ou cabos de rede) e seus respectivos plugues, numa só caixa especial, onde estão situadas as tomadas corretas, as chaves de controle individual de cada equipamento conectados ao painel, a proteção de cada equipamento e, eventualmente, circuitos de automação para algum equipamento em especial.

Uma das maneiras mais simples de explanar o que fazem os Painéis de Controle da PanelTech é ilustrada na figura 3. Essa figura ilustra uma mesa para computador, onde estão a CPU, o monitor, impressora, teclado, nobreak, etc.

Figura 3 – Mesa para computador com diversos aparelhos.

Nesse caso, deveriam existir várias tomadas na parede, para alimentar todos esses equipamentos que estão na mesa. Como normalmente se ligam mais “coisas” aí, poderíamos ter um caixa amplificada, um ou vários carregadores de iPod, smartphones, etc. Mais e mais tomadas… E ai, começam as gambiarras com adaptadores, benjamins, “filtros de linha”, etc. já que dificilmente se acha uma residência ou escritório ou local que tenha quatro ou mais tomadas próximas uma das outras! Veja figura 1 e os sérios riscos de incêndios, choques, etc. que podem ocorrer.

É importante considerar também que não existe nenhum controle ou proteção para os equipamentos ligados a rede de energia elétrica, seja ela de 127V ou de 220V.

Examinando com cuidado a figura 3, note as seguintes vantagens que são oferecidas quando se usa um Painel de Controle da PanelTech:

 1.     Todos os equipamentos, CPU, impressora, monitor, nobreak, etc. são conectados diretamente no Painel de Controle.

2.     Os cabos de força (ou cabos de rede) podem ser agrupados dentro de um tubo de espiral plástica, dando um melhor aspecto às instalações.

3.     Cada equipamento ligado no Painel de Controle tem sua própria chave de liga/desliga e uma proteção por um fusível, acessado externamente e montado em um porta-fusíveis. Quando um equipamento não estiver sendo usado, ele pode ser desligado.

4.     Todo o painel e o que estiver conectado a ele, são protegidos por um disjuntor apropriado, que ira desarmar (desligar) automaticamente em caso de surtos (valores altos de voltagem e corrente, que ocorrem em um curto espaço de tempo) na voltagem e corrente elétrica da rede de energia.

5.     Se um dos aparelhos do sistema, como uma CPU, impressora, etc. também tiver uma pane interna, deverá interromper (queimar) o fusível e possivelmente desligar o todo Painel de Controle, dependendo do ocorrido.

6.     O Painel de Controle é oferecido, como padrão, com tomadas de 2 pinos + terra (total de 3 pinos), de acordo com as normas da ABNT.

7.     Cada componente do painel é dimensionado para os aparelhos que forem a ele conectados.

 

2.2 Uma solução um pouco mais elaborada.

Vamos supor que encontremos uma situação onde existem duas ou mais mesas ou estações de trabalho, com equipamentos de informática, analise laboratorial, montagem industrial, escritório, etc. Nessa situação, não existem tomadas suficientes para conectar cada mesa ou estação de trabalho.

Para o Painel de Controle da PanelTech isso não será problema pois as tomadas podem ser deslocadas até cada local. Veja uma ilustração dessa situação na figura 4.

Figura 4 – Painel de Controle Principal e três caixas de tomadas para alimentar as mesas e estações de trabalho

Examinando com cuidado a figura 4, note as seguintes vantagens que são oferecidas quando se usa um Painel de Controle da PanelTech:

1.     Todos os equipamentos que são usados nas mesas e estações de trabalho são conectados diretamente nas Caixas de Tomadas.

2.     Um único cabo de força que alimenta o Painel de Controle é usado.

3.     Cada equipamento ligado nas Caixas de Tomadas tem sua própria chave de liga/desliga e uma proteção por um fusível, acessado externamente e montado em um porta-fusíveis. Quando um equipamento não estiver sendo usado, ele pode ser desligado.

4.     Cada caixa de tomada é interligada ao painel principal ou a outra caixa de tomadas, através de um “cabo de comando”, onde passam os cabos que vão alimentar as caixas de tomadas. As caixas de tomadas podem ter qualquer numero de tomadas e são dimensionadas para os equipamentos a elas ligados.

5.     Todo o painel e o que estiver conectado a ele, é protegido por um disjuntor apropriado, que ira desarmar (desligar) automaticamente em caso de picos (valores altos de voltagem e corrente, que ocorrem em um curto espaço de tempo) na voltagem e corrente elétrica da rede de energia. Aparelhos de altas potencias, também usam disjuntores para sua proteção.

6.     Se um dos aparelhos do sistema, como uma CPU, impressora, um medidor, uma ferramenta elétrica, um equipamento médico, um equipamento de analise laboratorial, etc. também tiver uma pane interna, deverá interromper (queimar) o fusível e possivelmente desligar o todo Painel de Controle, dependendo do ocorrido.

7.      Cada componente do painel é dimensionado para os aparelhos que forem a ele conectados.

 O que é um Painel de Controle da Paneltech.docx – pem – Ver 0 – 11/10/13 # V 01 -28/10/16

Copyright©21010_2016 Rodrigo Jose Mazzei